Não é novidade para ninguém que a Consulta Extrato do PIS/PASEP pode ser realizada através da internet, mas ocorre que muitas pessoas não sabem como proceder para acessar esse serviço. Hoje iremos explicar como funciona para que você possa efetuar a sua consulta PIS, ela não tem nenhum custo e pela internet você acessa a qualquer momento, não precisando assim de se dirigir até uma agência.
Como sabemos é através do PIS que o trabalhador recebe o abono anual equivalente a um salario mínimo. Mas ocorre que para o recebimento desse abono a pessoa tem que preencher os requisitos, e muitas das vezes ela preencha e não sabe, assim o pagamento é efetuado e ela não tem conhecimento. Então é bom dar uma consultada nesse saldo para saber se tem algo para saque.
Ao obter o extrato do PIS/PASEP você consegue se informar se tem algo para receber ou não. Esse pagamento é feito para os trabalhadores que se encaixam nos requisitos, vejam alguns deles:
- Trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos;
- Quem tem cadastro a mais de cinco anos no PIS;
- Quem trabalhou pelo menos 30 dias com registro na CPTS no ano anterior.
Esses são alguns dos requisitos para que você possa receber o PIS/PASEP. Vale lembrar que o PIS é para os trabalhadores da rede privada, ou seja, das empresas. Já o PASEP é para o funcionário público, aquele que trabalha para os órgãos. Os dois tipos de trabalhadores tem o direito de receber esse benefício, desde que preencham os requisitos pedidos.
Agora veja como você pode efetuar sua consulta para saber o saldo e extrato do PIS/PASEP:
- Site Caixa: www.sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01
- Esse é o espaço para os serviços os cidadãos. Nele você poderá consultar o seu extrato, mas para isso você precisa informar os seus dados que estão sendo pedidos.
- Informe: número PIS/PASEP/NIT e Senha de Internet;
- Quem ainda não cadastrou a senha ou mesmo quem se esqueceu da mesma pode estar resolvendo esses detalhes nas opções abaixo;
- Depois de acessar o site você será direcionado para a pagina com suas informações, inclusive o extrato do PIS.
A Caixa Econômica Federal informatizou esses serviços e facilitou a vida de muitas pessoas, e só de você não ter que ir até uma agência para se informar já é um bom tempo economizado. Por isso procure usar os serviços online e aproveite para conhecer os demais recursos que você pode acessar nesse site.
Se você já sabe como descobrir o numero do PIS esse artigo sera de muita utilidade para você.